Comunicólogos de Manaus, uni-vos!


Por Christelli Raissa


Quando lhe perguntam que curso você faz e você responde Relações Públicas, logo em seguida vem um sonoro: hãããn? Aí você tenta explicar dizendo que é Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, daí vem outra pergunta: como assim habilitação? Pois é, essa é a nossa realidade.

Já os nossos amigos jornalistas, que até pouco tempo poderiam falar tranquilamente sobre seu curso, pois todo mundo entendia e não questionava, agora sofrem comentários do tipo: ah, eu também sou jornalista, qualquer um pode ser, né? Por que você faz esse curso se nem precisa de diploma? Ainda há os publicitários, os quais são bem mais conhecidos (não reconhecidos) e Rádio e TV (muitas vezes esquecidos). Bom, vou citar só esses por que são os cursos existentes em Manaus.

Na verdade, falta conhecimento, reconhecimento e valorização do profissional de comunicação em Manaus. Os estudantes saem da universidade sem experiência prática e, também, sem conhecer a fundo as outras habilitações. Falta integração e interação desde a faculdade até o mercado de trabalho, sem contar na falta de oportunidades. No sudeste e em outras cidades, a realidade parece melhor, mas no geral, os comunicólogos do Brasil não são tão valorizados como deveriam ser.

Foi por isso que nós, alunos do 6º período de RP da Ufam, e os professores Nivaldo Moura e Thalita Vale, criamos uma campanha de valorização, intitulada “Juntos pela Comunicação”. A fim de popularizar o curso de Comunicação Social, esclarecendo os equívocos, apresentando as atividades e a sua importância como profissão.

Esta campanha promoverá eventos, tais como: mesas-redondas, simpósios, seminários e, ainda, a venda de camisas personalizadas e visitas em escolas de ensino médio. Com isso esperamos gerar mudanças neste cenário. Portanto, una-se a nós visando à mudança desta situação, vamos lutar pela comunicação!