Dia da Consciência Negra


Por Thayra Peters

Dia 20 de Novembro foi o dia da Consciência Negra. Mas o que está por trás dessa data comemorativa, considerada feriado em muitos estados?

Em 1695, morria o ícone da luta pela liberdade e pelos direitos da população negra, Zumbi, lider do Quilombo dos Palmares. Naquela época os quilombos eram símbolos da resistência contra a escravidão e uma forma de manter viva, no Brasil, a cultura e tradições dos negros.Zumbi morreu lutando, defendendo seu povo e suas crenças.

O dia da Consciencia Negra, representa a valorização do povo negro, responsável por grandes conquistas e feitos na construção do Brasil.Tendemos sempre a valorizar herois brancos. Se Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil e ganhou todo o mérito por isso, não se pode esquecer da grande participação que os negros tiveram , na construção do nosso país.

Podemos perceber na música, na gastronimia, nas cidades históricas, na arte, traços fortes e marcantes da cultura africana. O Brasil não seria esse país colorido e multifacetado, se os negros, com sua força e trabalho, não tivessem uma influência tão grande.

20 de novembro marca não só a valorização de um herói, que lutou pela sobrevivência de seu povo. O dia da Consciência Negra marca a valorização de todo uma historia de lutas e conquistas. Zumbi lutou pelos direitos de liberdade e igualdade de seu povo. Hoje todos devemos lutar para que ele e os outros negros marcantes em nossa história, não sejam esquecidos, mas sim, valorizados a cada dia. Não precisamos de um data para comemorar o “Dia da Consciência Negra”, precisamos sim, que a sociedade tenha respeito por aqueles, que fizeram e fazem desses país, um lugar digno para todos.


1 Response
  1. karen Says:

    Texto muito bom. Sou fã de vcs.