Trânsito de Manaus é sinônimo de caos


Por Christelli Raissa


Nesses últimos tempos, as ruas de Manaus vêm sendo palco de um verdadeiro caos, antes visto somente pela televisão, quando os telejornais apresentavam matérias sobre o trânsito de São Paulo. Porém, essa realidade chegou a nossa cidade. O que percebemos é que não dá para sair de casa sem enfrentar um congestionamento básico em certas partes da cidade. E se você sair em horário de pico pode ter certeza que as principais vias da cidade estarão engarrafadas. E não adianta pegar os famosos atalhos, pois parece que todos já os conhecem. Mas de quem é a culpa?

A culpa é dos nossos governantes, que para encher os olhos de seus eleitores constroem viadutos e passagens de nível gigantescas e de péssima qualidade. Resolvendo, assim, parcialmente o problema e menosprezando completamente os pedestres que necessitam atravessar as ruas, uma vez que não existem faixas de segurança ou passarelas por perto. E nós cidadãos manauenses ainda temos que engolir que essas obras custaram zilhões de reais e foram pagas com dinheiro público, o qual eles não desviaram nem um pouquinho.

Outra coisa que me revolta são os retornos bloqueados, os quais nos fazem dar uma volta imensa sem necessidade, muitas vezes engarrafando mais ainda outros lugares. Como por exemplo, quando você sai do Amazonas Shopping e tem que pegar a Paraíba, depois o Parque 10, a Recife para chegar a sua casa que fica no Santos Dumont. Quando você poderia apenas cruzar a Darcy Vargas, pegar a Djalma e seguir reto. Pra mim, tirar sinais e bloquear retornos não resolve nada, isso apenas transporta o congestionamento de um lugar para o outro.

Mas vamos ser sinceros, a culpa não é só deles. Afinal, hoje em dia, está cada vez mais fácil comprar um veículo. Em Manaus, ter carro não é luxo e sim uma necessidade, ainda mais com ar condicionado. Não precisa ser nenhum gênio para saber que o número de carros e motos duplicou de uns tempos pra cá. Sem contar que o povo daqui é super educado, nunca ultrapassa pela direita, não se esquece de dar a seta, sempre respeita o corujinha, não pára em cima da faixa e nunca avança o sinal vermelho.

A meu ver, o trânsito de Manaus se encontra desse jeito porque há muitas obras nas ruas (Viadutos, Prosamim e Gasoduto) e há muitos veículos também. A cidade não foi projetada e como ela vem crescendo e progredindo, esses problemas vêem aparecendo. E pra completar o povo daqui não respeita o código de trânsito.

Além de tudo que já foi abordado, o transporte público ainda piora a situação. Talvez, se a nossa terrinha usufruísse de um transporte público efetivo, nós não precisaríamos andar de carro e o trânsito ia ser menor. Quem sabe se até o preço dos táxis fosse mais acessível? Sei lá, eu acho que já tô viajando. Só sei que a copa vem aí e com ela mais obras e mais trânsito. Já imagino o caos total e aquelas lindas plaquinhas dizendo “Desculpe o transtorno”.

Revisão: Larisse Neves


2 Responses
  1. Samantha Says:

    Amay o finalzinho do texto da Chris!
    Parabéns Chris!!
    bjss
    Essa turma tá boooooooooa esse ano!Será que é a pressão de ser finalista??
    heeh
    =D
    bjs a todos!Fiquem na santa paz!


  2. Unknown Says:

    hahahaha...valew sam!!

    Eh q eu realmente tava querendo falar desse tema que me revolta!!

    Bjus