Eu tenho orgulho de ser manauense?


Por Iracema Costa

São 340 anos para Manaus a partir de amanhã.

Então, vamos falar de números. De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE em 2009, Manaus é a 8ª cidade mais populosa do Brasil. Atualmente, também é responsável por 98% da economia do Estado, por isso é considerada a 7ª cidade mais rica do Brasil e a melhor para realização de negócios.

Mas se o assunto for qualidade nos serviços da educação, da saúde, do transporte e da segurança, Manaus vem na 21ª posição. Dizem as grandes bocas que a cidade é a terceira capital do país em número de alunos matriculados na rede pública de ensino e que abriga uma grande quantidade de faculdades. Mas, isso ajuda na qualificação dos alunos e profissionais?

Temos que falar de saúde, mesmo sem muita vontade, já que o atendimento em geral é ruim. Poucos profissionais competentes, a burocracia para marcar consultas e exames periódicos o tempo todo.

E quem usa transporte coletivo se pronuncia por meio de greves, mesmo pagando uma passagem cara comparando com a de outros estados e ainda usam veículos sujos, sem a manutenção contínua. Olha o perigo aí!

Se for pra falar de segurança, é melhor se esconder atrás do computador e falar baixinho. Surpresa ou não, Manaus ocupa a 2ª posição na lista das cidades mais violentas do Norte do Brasil.

E a onipotente Floresta Amazônica? Alguma autoridade já ouviu falar em responsabilidade social? Alguém sabe que o desmatamento influi na sensibilidade dos solos? Sem falar na poluição atmosférica, com o número de atividades industriais que nós temos.

Então, temos motivos para comemorar os 340 anos da cidade, escolhida como subsede da Copa de 2014?

Talvez sim, porque entre um aspecto ou outro a cidade evoluiu. Mas, é necessário identificar as reais necessidades para investir em infra-estrutura, aí sim a sociedade vai cantar o seu orgulho de ser manauense.

Revisão: Gabriel França

1 Response
  1. Anônimo Says:

    otimamateria ira...arrazowwwwwwwww
    bj