E o cinema em Manaus?


Por Carolina Martiny

Termina amanhã o Amazonas Film Festival, um dos maiores eventos de cinema do país. E mesmo com tão grande acontecimento anual na nossa cidade, é notável a falta de opção que enfrentamos quando o assunto é filme.

Não pretendo ir muito a fundo e criticar a falta de escolas de cinema, ou mesmo a qualidade das produções regionais. Minha indignação é com os filmes em exibição nas salas de cinema, não sei qual é o principal problema, se faltam salas, interesse das empresas ou do próprio público, mas sabe-se que os filmes (a não ser aqueles blockbusters) para chegarem a Manaus, se é que chegam, demoram muito mais tempo do que nas outras cidades do Brasil.

Já desisti de ficar esperando por esse e aquele filme, cansei de vê-los serem lançados nos quatro cantos do mundo e quando abro o site com a programação das salas de cinema local: nada. Na semana seguinte: nada. Porém, não posso ser tão chata e negar que às vezes eu tenho sorte, após algumas semanas, depois de perder as esperanças, está lá o meu tão esperado filme, com duas sessões por dia (mas ei, já 'tá de bom tamanho, não?). Corro para o cinema mais próximo e aproveito o que posso, porque provavelmente semana que vem ele não estará mais por lá.

E se a produção cinematográfica que eu tanto anseio não chega? Só me resta esperar a locadora comprá-lo e, sendo realista, qual locadora de Manaus não está passando por crises por causa da pirataria? Está cada vez mais difícil achar lugares com bons filmes. Isso sem contar com a pérola que fui obrigada a ouvir de um dono de uma das locadoras da cidade: “Não temos esse filme porque o DVD não tinha dublagem”. O critério de seleção dos filmes me deixou assustadíssima, mais uma vez eu fiquei triste e decepcionada.

O cinema não traz bons filmes, como o público não vai deixar de vê-los começa a venda ilegal dos mesmos, com a pirataria as locadoras deixam de lucrar e param de nos dar opções diferentes. É um ciclo vicioso do qual sou “obrigada” a participar, me recuso a pagar algo por eles, mas não deixo de baixá-los sempre que saem numa qualidade razoável para me entreter por alguns minutos.

Revisão: Gabriel França

5 Responses
  1. Christelli Raissa Says:

    Good Point!!
    Não temos outra opção a não ser participar deste ciclo vicioso.


  2. Jacinto Aquino Rêgo Says:

    Dude, that's sooooo gay


  3. Frankzinho do 40 Says:

    Eu acho que ce voce num gosta de ver filme em manaus voce devia ir morar em outra cidade. Nossas salas de cinema tem todos os filme que o povo quer ver. Ninguém aqui gosta de assistir aqueles filmes chatos de arte iranianos.


  4. Giacomo Rufino Says:

    Eu gosto das comédias do Rob Schneider e acho elas super engraçadas, se você não gosta o problema é seu, TÁ ?


  5. Valério Spencer Says:

    Eu vou ter a pessoa amada em sete dias seguidos, ou é só para contar os dias úteis ?