Sombra e água fresca ou perda à economia?


Por Bruna Chacon


Quem de nós não gosta de um feriado? Sejamos sinceros, quando ele vai se aproximando já fazemos planos do que iremos fazer ou quem sabe do que deixaremos de fazer quando o mesmo acontecer, e ficamos tão tristes quando o tão sonhado feriado cai num dia de sábado ou o que é pior, no domingo.

Contando feriados nacionais, estaduais e municipais o Brasil é um dos países que mais possui feriados no mundo, uma média de 14 feriados nacionais e outros mais entre estaduais e municipais. Mas para você que já está tirando o seu biquíni para aquele churrasco não se anime tanto. Os feriados prejudicam uma parte da economia, como a de produção, finanças e prestação de serviços, mas auxilia outra área, a do turismo.

Por incrível que pareça a América Latina tem uma média de 10,3 feriados, enquanto o G7 tem média de 10,4 e a Ásia 17,3. No Brasil, projetos de lei já foram escritos para que os feriados que acontecem no meio da semana sejam transferidos para a segunda ou sexta-feira, porém nenhum desses projetos teve muito sucesso, por que muitas datas perderiam o sentido se fossem comemoradas outro dia.

Países de origem latina como é o caso do nosso país tem, em sua maioria, feriados relacionados à religião católica, como Natal, Paixão de Cristo, Corpus Christi, entre outros. Mas em países da Ásia, como Japão e Turquia, existem feriados como Dia do Verde, Dia do Jovem e dos Esportes, então vendo por esse lado a quantidade de feriados e suas justificativas não são assim tão fúteis.

Feriados trazem paralisação aos serviços públicos e também aos de cunho particular. Com a nossa média de feriados é como se por ano o país inteiro não trabalhasse por duas semanas, o que prejudica a nossa economia pela diminuição da produção nas empresas, pelos produtos que não são entregues, serviços públicos que param, enfim, tudo o que deixa de funcionar por causa dos feriados.

Mas como bons brasileiros, queremos sombra e água fresca, afinal não somos assim tão preguiçosos, já que existem países com uma média de feriados superiores a nossa. Com os feriados, movimentamos o turismo, a rede hoteleira, os transportes, os restaurantes, o que é um aspecto positivo para a nossa economia e que trás progresso, então não nos resta mais nada além de aproveitar os feriados.

Revisão: Larisse Neves

0 Responses