Mas o que vai ser mesmo? Estádio ou Arena?


Por Iracema Costa



Acham que é qualquer cidade que pode sediar uma Copa? Claro que não. Por isso, para realizar esse sonho, o Governo do Estado do Amazonas apostou alto, afirmando que, se não conseguir investidores privados para ajudar nas despesas, ele arcará com todas.
Logo, para orgulho do amazonense, a cidade de Manaus no dia 31 de maio de 2009 foi escolhida como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

É claro que há recomendações da FIFA. É necessário que a cidade de Manaus passe por uma série de reformas, que incluem obras no entorno do estádio, melhorias do sistema viário e a reforma do estádio Vivaldo Lima. O valor total desses gastos está em torno de R$ 6 bilhões, muito dinheiro hein?

Agora, vale ressaltar que a reforma do estádio Vivaldo Lima terá um custo de aproximadamente R$ 580 milhões, pois o projeto consiste em demolir o atual estádio transformando-o na Arena da Amazônia, que abrigará um shopping, proporcionando um espaço de esporte e lazer a todas as pessoas que ali passarem.

Atualmente, o estádio comporta 38 mil torcedores, mas após a construção da nova estrutura a capacidade será ampliada para 47 mil lugares, entre pagantes, funcionários do estádio e outros.

Pensa que acabou? Toda a infraestrutura de transmissão de dados, fibra ótica e antenas estarão instaladas, para que a imprensa do mundo inteiro esteja bem acomodada. Além de tudo isso, haverá estacionamento com nove mil vagas no complexo do estádio e mais duas mil vagas destinadas aos membros oficiais da FIFA e das delegações, é mole?

É pessoal, já deu para perceber que vai sair muito caro tudo isso. Mas e o prefeito o que acha disso? Em uma entrevista ao Programa Valdir Corrêa, da Rádio Difusora, terça-feira (04/05/2010), Amazonino Mendes declarou está preocupado com a situação da cidade para 2014, pois não concorda com a demolição do estádio Vivaldo Lima e demais projetos, haja vista que esses apresentam um custo elevadíssimo.
Contudo, Amazonino Mendes afirma que a Prefeitura de Manaus cumprirá com suas obrigações, a fim de preparar a cidade para o maior evento esportivo mundial.

Agora é só torcer. Vamos nos preparar?

Revisão: Larisse Neves

0 Responses