Visão Tridimensional


Por Iracema Costa




Você acha que tudo que parece novo surgiu agora? Não se engane. A tecnologia 3D surgiu no século XIX. Veja só: a técnica de captação e produção de imagens continua a mesma, mas a projeção sofreu transformação. Agora, são duas emissões diferentes de imagens sobrepostas, feitas por um ou dois projetores, que são captadas por óculos mais modernos que “enganam” o nosso cérebro fazendo com que se tenha a noção da terceira dimensão.

Ao contrário da técnica antiga, que utilizava duas camadas de cores azul e vermelha, os novos óculos que são escuros fazem a junção das imagens por meio de lentes polarizadas que filtram apenas as ondas de luz e não as cores. A exibição digital também alterou a quantidade de quadros exibidos por segundo: antes eram 24, agora são 144, eliminando aquele efeito de imagens pulsadas e estimulando ainda mais a percepção de luz.

Sem dúvida, assistir um filme na versão 3D é genial, mas é válido ressaltar algumas características que não são tão legais assim. Os óculos 3Ds desestabilizam o labirinto e a visão, alterando nossa percepção de tempo e espaço durante o filme, causando tontura, salivação, enjôos e em caso mais grave taquicardia. Além disso, podem causar conjuntivite, se não forem bem higienizados, afinal esses óculos são reutilizáveis.

É pessoal não podemos brincar com a nossa saúde, pois sabemos que um homem morreu após assistir o filme Avatar, considerando que ele tinha problema na visão. Vocês sabiam que cerca de 7000 óculos 3Ds foram confiscados pelo Ministério da Saúde? Foi por causa do aparecimento de inúmeros casos de contaminação, em função da falta de higienização adequada dos óculos nos cinemas. Bom, pelo menos no Brasil há cartazes espalhados pelas salas de cinema avisando que o acessório é limpo depois de cada sessão, agora se são limpos mesmo...

O fato é que, independente dos riscos que corremos, iremos querer assistir um filme na versão 3D, afinal leva os espectadores a chegarem mais próximo da realidade. Se antes a espera da estréia de uma superprodução nos cinemas já era um evento, agora ver o mesmo filme em uma sala 3D pode aumentar a ansiedade.

Filmes como Avatar e Alice no País das Maravilhas são exemplos recentes de que a nova mania que invadiu as telonas faz muita gente ficar mais tempo na fila por uma vaga na sala de exibição. Até o final do ano, pelo menos dez filmes em 3D chegarão aos cinemas brasileiros, portanto fique atento a programação dos cinemas em Manaus. Você já foi assistir o filme Toy Story? Vai lá ainda dá tempo.

Revisão: Larisse Neves

0 Responses