Cinema Tupiniquim




Victor Sabino

E tudo começou em 1897, quando o primeiro filme brasileiro foi rodado, houve a época áurea, dos anos 50, as chanchadas da Atlântida e o cinema novo de Glauber, da época em que as pessoas lotavam os cinemas, não para assistir filmes norte-americanos ou franceses, mas sim, filmes legitimamente brasileiros, com todo a malandragem e simpatia na tela que só os atores brasileiros tinham. Décadas depois, o cinema brasuca entrou em declínio, como fim da Embrafilme, no governo do Collor, a coisa foi para o buraco de vez. Para se ter uma ideia, em 1992, ano do presidente Fernando Henrique Cardoso, somente um filme foi feito (A Grande Arte, de Walter Salles), é... o negócio tava feio naquela época...
Mas aê... Tchanam! Em 1995, acontece a Retomada do Cinema brasileiro, agora sim o nosso cinema foi para frente! Com incentivos do governo, à partir dessa época surgiram filmes memoráveis (Cidade de Deus, Tropa de Elite, Carlota Joaquina: Princesa do Brasil, O Quatrilho e Central do Brasil, lembram?)  que fizeram com que cada vez mais pessoas voltassem a lotar os cinemas como em outrora.
E hoje? Bom, hoje o negócio tá milionário! Tropa de Elite 2 já estão com mais de 6 milhões de expectadores, todos os anos filmes e mais filmes de ótima qualidade técnica e interpretativa são lançados, e poucos são os que vão direto para DVD.
Para posteridade? Uma briga de cachorro grande com “a gringa” e um Oscar, já seria de bom tamanho, não? Pois então, mão à obra e bom filme!


1 Response
  1. Unknown Says:

    Pra ser sincera, eu tinha um certo preconceito com filme brasileiro, com relação a qualidade,mas graças a Deus tal preconceito acabou, eu tenho preferência pelos humorísticos, são massa, gosto muito, ainda bem que retomaram com as filmagens e qualidade melhorou bastante.