Corrida Eleitoral 2010


Por Kety Medeiros

As eleições 2010 estão chegando e muitos brasileiros não sabem em quem irão votar para presidente da república. A disputa com certeza será acirrada, Lula não poderá mais concorrer ao cargo e indica a sua leal companheira Dilma Rousseff.

Em seu discurso durante a comemoração do Dia do Trabalho, promovida pela Força Sindical e pela CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) no dia 1 de maio, em São Paulo, o presidente Lula conversou com os trabalhadores fazendo alusões à campanha da pré-candidata à presidência da República, Dilma Rousseff sem citar o seu nome, embora todos saibam quem é a candidata do governo. Afirmou o desejo de que continue o mesmo projeto e foi muito criticado por utilizar um espaço dos trabalhadores como palanque eleitoral.

O tucano José Serra prometeu em sua campanha que vai enxugar a máquina. Ele afirmou que vai cortar a incidência de PIS e Cofins na área de saneamento assim que assumir a Presidência. Serra disse ter sugerido essa medida para o presidente Lula em 2007, mas não teria sido ouvido. “No dia 2 de janeiro assino um decreto eliminando PIS/COFINS da área de saneamento. Vamos aumentar em R$ 2 bilhões por ano os investimentos”, afirmou. Segundo Serra é uma medida simples que vai aumentar os investimentos.

Porém, o cenário eleitoral atual indica que Serra terá muito com o que se preocupar nas próximas semanas, afinal de contas Dilma Rousseff (PT) e ele estão empatados em pesquisa de intenção de voto para presidente realizada pelo Datafolha. Cada um tem 37%. Marina Silva (PV) se mantém com 12%. Ah sim, Estava quase me esquecendo da Marina. Ela também é canditada a presidência, mas acho dispensável comentar que nessa disputa ela está bem definida como coadjuvante. Lembra-me muito o Sr. Luiz Inácio em suas primeiras candidaturas... Quem sabe um dia ela chega lá não é mesmo? Com a diferença de que possui diploma de curso superior...

Aqui pela Barelândia a disputa esta polarizada entre Omar Aziz (PMN) com vice ainda não definido e Alfredo Nascimento (PSTU) tendo como vice o ex-prefeito de Manaus. Quanto mais polarizada for a disputa, maiores são as chances das eleições se resolverem no primeiro turno. A regra para impressionar o eleitor é juntar o maior número de legendas, de preferência aquelas com o maior tempo de televisão e políticos com mandato. Como deputados, senadores e prefeitos. Agora é a hora da preparação das convenções partidárias, popularmente conhecidas entre o povão como “showmício” onde bandas musicais são usadas para atrair o público. A convenção partidária é o lançamento oficial da campanha, onde a festa é autorizada. É claro que o grande público não se interessa por coligações e sim nos nomes. O povo vota em pessoas, possuem simpatia por tal candidato e os motivos, muitas vezes, são antigos, o candidato fez algo que o eleitor gostou para ele ou para a comunidade por exemplo. E com as alianças tem candidato pegando carona na calda do cometa...

Ainda temos o sempre candidato Hebert Amazonas (PSTU) e do vereador Hissa Abraão (PPS) que declarou essa semana estar trabalhando porque não dar mais pra deixar a população sem opção.

Enfim, a corrida foi autorizada, alguns correm pelas beiradas, mas o páreo é de quem está no meio. Esse ano, ao que tudo indica, os coadjuvantes não vão brilhar.

Revisão: Larisse Neves
2 Responses
  1. Sammm Says:

    Ah não Baldo...texto grande demais...nem li..
    =X


  2. Samm Says:

    Ah não..é o da Kety..pois é Kety..texto longo..bati o olho e não quis nada com ele...
    Vamo colocar uma fotinha aqui nas notícias pelo amor???