Por que Manaus está sendo tão paquerada pelas franquias?


Por Renata Fitarony

Seria por causa da copa de 2014 e o fato de ter sido a única cidade do Norte a ser escolhida como uma das sedes dos jogos? Será que a população está tão bem assim em questão de renda? E o que foi esse “boom” de aberturas de centros comerciais nos últimos anos? Seja qual for a razão, ou a junção de todas, uma coisa é certa: Manaus se tornou a grande vedete dos investidores na região norte e, como conseqüência, vemos a expansão das franquias pelo município.

É engraçado que, mesmo em períodos de instabilidade econômica, houve não só a vinda de grandes marcas para Manaus, mas como também o aumento do investimento das mesmas na cidade. Principalmente franquias de redes alimentícias, como a Subway e Pizza Hut, que possuem mais de uma unidade na cidade.

De acordo com o que o agente de desenvolvimento para a região norte da Subway, Frederico Pereira, comentou em uma matéria do jornal Estado de São Paulo, com a modernização dos estádios para a copa de 2014, a franquia de lanchonetes estuda a abertura de unidades dentro desses estádios reformados. "Já temos experiências bem-sucedidas com esse modelo nos Estados Unidos", diz Frederico Pereira. Já a Pizza Hut instalou nada mais, nada menos, que a maior unidade do Brasil no nosso solo baré. A gente está podendo, não é?

A inauguração do tão famoso, infelizmente muitas vezes mais pelos seus aspectos negativos referentes à infraestrutura, o shopping Manauara também aproximou da população grandes marcas, como a grife nova-iorquina Calvin Klein, a renomada marca de underwear masculino U/W e a famosa grife brasiliense de óculos Aloha.

Mas vale ressaltar, a cidade cresce junto com uma tendência nacional. No último ano, segundo dados apurados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) através de pesquisa feita com 1.643 marcas de franquia atuantes no país, o setor de franquias não recuou diante da crise mundial e fechou o ano de 2009 com um faturamento de R$ 63 bilhões e um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior, com um aumento significativo no número de redes e unidades. Em 2009, 264 novas redes surgiram no mercado, resultando em um aumento de 19,1%.

Enfim, diante de tantas notícias promissoras e já que está todo mundo vindo pra cá, quem concorda que já está na hora de termos uma Starbucks aqui, ein?

Revisão: Larisse Neves


1 Response
  1. Sammm Says:

    Muito bom o texto renata!!!
    Mas...Starbucks???
    Prefiro o café com leite aqui do trabalho feito com leite em pó de R$ 1,99 hehehhehheh
    Se bem que a gente que nós que lemos o livro sabemos bem o procedimento para receber tratamento especializado...heeheh
    bjsss