Questão de atendimento


Por Bruna Chacon

Em Manaus, o atendimento oferecido na maioria das lojas é uma coisa precária, não apenas pela falta de qualificação dos funcionários, mas pela falta de visão de muitos empresários em buscar diferenciais para o atendimento de seus clientes. Quem sabe seja mesmo um fator cultural, já que Manaus passou a se desenvolver após a criação da Zona Franca, o trouxe uma grande quantidade de pessoas que em sua maioria não tinham nenhum tipo de qualificação ou conhecimento.

Afinal, quem nunca foi mal atendido em um supermercado, banco ou correio? Principalmente, quando falamos em atendimentos na área pública de saúde, o que é gerado não apenas pela falta de qualificação, mas pelo excesso de trabalho e também falta de estrutura na qual esse tipo de profissional trabalha em Manaus, o que não deve ser tomado como justifica, porém influencia diretamente no atendimento dado à população.

Mas quando falávamos no atendimento prestado pelas lojas, o tratamento não era muito diferente ao prestado no serviço público. Porém, com o aumento de franquias em Manaus já se pode notar uma melhoria no tratamento aos clientes, pois fora de Manaus os empresários já têm a visão de quanto melhor o cliente é tratado mais ele volta à loja e trás vários outros com ele.

O aumento da renda da população manauara também ajudou a forçar a melhoria do atendimento com qualidade, pois valor já não é mais o único vértice a ser avaliado na hora de comprar. Realizar uma compra vai da satisfação do momento em que o cliente adentra a loja até após a sua saída, afinal quem não gosta de ter as suas expectativas sanadas e até mesmo superadas.

Com a escolha de Manaus para uma das cidades sede da Copa de 2014, muitas outras empresas prestarão serviços a nossa cidade. Elas chegarão à Manaus percebendo essa deficiência em relação ao atendimento com qualidade, o que trará uma nova realidade as pessoas que trabalham diretamente ligados aos clientes. Em sua maioria, os funcionários passarão por treinamento antes de passar a trabalhar com o público.

Porém essa visão ainda não está enraizada, apenas as empresas mais novas ou aquelas que seguem padrões definidos de funcionamento, como as franquias, têm essa percepção. Como clientes, voltamos apenas aos lugares nos quais nos sentimos confortáveis, assim atendimento com qualidade não é algo exagerado, é um fator importante para a sobrevivência da empresa.

Revisão: Larisse Neves
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