Férias, por favor FÉRIAS!



Por Mayara Albuquerque



Estresse, dor de cabeça,um cansaço terrível e aquelas olheiras que te deixam igual a um panda. É assim que você fica depois de alguns longos meses de estudo.

Que estudante nunca passou por isso em todo fim de período da faculdade? Milhões de resenhas, milhões de provas e seminários, além dos outros zilhões de livros que você tem que ler. Revolta total por perder todo o seu final de semana fazendo aquele trabalho super complexo que deve ser entregue no dia seguinte.

Com os nervos à flor da pele, e sem saber mais pra que lado correr, milhões de xingamentos e desabafos frustrados são descarregados pelos corredores da faculdade. Aquelas tão sonhadas férias não lhe saem da cabeça e, sem se dar conta, você já conta os dias para se isolar do mundo e, principalmente, pra nem ouvir falar em estudo nesse tempo tão precioso, que finalmente poderá ser só seu. Planos de viagens, de passeios e diversão constante são definidos detalhadamente, como se fosse uma fuga para um lugar sem compromisso ou responsabilidade com nada, além da diversão.

Mas até lá, ainda há um caminho longo a percorrer, que parece não passar nunca. O que ocorre com os professores nos fins de período da faculdade? Todos se reúnem e decidem passar os trabalhos mais elaborados e provas mais estressantes, tudo ao mesmo tempo. Será um complô? Tantos meses de estudo, por que não passar tudo gradativamente, ao invés de acumular para o fim das aulas?

O engraçado é que uma frase se faz presente quase que de forma unânime pelos estudantes nessa época: “ Será que eles pensam que eu não faço mais nada da minha vida?”. Que universitário nunca soltou uma dessa se referindo aos professores e aos milhares de trabalhos pendentes? Mas é exatamente assim que nos sentimos, sufocados e angustiados. Muitos, nessa época, já têm emprego e, alguns até enfrentam o desafio de levar duas faculdades. É preciso muito jogo de cintura e dedicação pra lidar com todo estresse e pressão que é viver em uma universidade. Sem falar naqueles que têm filhos, casa, trabalho... ufa, cansa só de pensar.

Férias, as merecidas férias estão chegando, em algumas semanas muitos estudantes poderão chegar em casa e finalmente jogar seus livros e mochilas naquele canto do quarto que só será percebido novamente ao retornarem às aulas. Saída com os amigos, lazer com a família, aquela cervejinha sem se preocupar se amanhã é segunda, terça ou quarta. É... o estresse tá acabando, pelo menos provisoriamente, mas até lá esprema seu cérebro o máximo que puder para acompanhar o ritmo. Falta pouco tempo pra você se jogar naquela piscina e esfriar a cabeça por um mês com o que tiver direito.

Mas quanto àqueles que não poderão desfrutar desse momento maravilhoso, é rezar pra que Dezembro chegue correndo.

Revisão: Larisse Neves

1 Response
  1. Christelli Raissa Says:

    Concordo plenamente...arrasou may!!

    Bjus