Não há mais cigarro na boca dos galãs


Por Christelli Gama



O dia 31 de maio não é uma data muito lembrada, aliás, creio que muitas pessoas a desconheça completamente. Elas só ficam sabendo, momentaneamente, por meio das matérias exibidas nos telejornais ou das campanhas veiculadas na tevê, outdoors e afins.

Esclarecendo o assunto, nessa data é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, na qual ocorrem campanhas de conscientização que promovem encontros, palestras e caminhadas em prol da saúde. Aqui em Manaus, o tema da campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sema) foi “Fumar não é chique. O Fumo acaba com a sua imagem”.

Ao ler o título dessa campanha, rapidamente, me veio à cabeça a expressão “como os tempos mudam”. Afinal, desde a época áurea de Hollywood, o cinema sempre foi recheado de cenas com galãs e suas maravilhosas acompanhantes deliciando um belo cigarrinho, passando a mensagem de que fumar é mais do que chique, é status.

Do cinema pra tevê é um pulo, pois eu me recordo muito bem daqueles comerciais de marcas de cigarro. O qual tinha um cara bonitão praticando algum esporte radical, sei lá, esquiando ou pulando de pára-quedas, dando a ideia de adrenalina pura. Hoje em dia, esses comerciais com caras bonitões correndo por aí no máximo são da Hugo Boss, Lacoste, 212men, entre outros.

Engraçado como a mídia influencia na imagem. Embora ainda haja muito cigarro no cinema, na tevê e, conseqüentemente, na vida real, o bonito agora é você ser sarado, esportista, natureba, totalmente geração saúde. Pode ver quantos protagonistas de novela atualmente fumam?Nem os vilões fumam mais.

No entanto, a luta contra o tabagismo ainda é grande. O uso do tabaco entre as mulheres aumentou de 6,8% para 7,3%, entre 2008 e 2009, na cidade de Manaus. Os homens continuam sendo a maioria entre os fumantes, embora o sexo masculino tenha fumado menos nos últimos três anos. Em 2007, eles representavam 22,9% dos fumantes de Manaus. Em 2009, esse número caiu para 17,4%.

Por isso, vamos nos deixar influenciar por esse novo estilo de vida que a mídia está mostrando. Você quer ser um galã? Esqueça o “cigarette” e vá correr no calçadão escutando uma Bossa Nova. Assim você vai “Viver a Vida” por mais um tempinho.

Revisão: Larisse Neves

1 Response
  1. Anônimo Says:

    É porque não existem mais galãs heterossexuais.