XVIII Semana de Estudos da Comunicação


Por Thayra Peters


Com o tema “Comunicação para a promoção da Cidadania”, a XVIII Semana de Estudos da Comunicação promoveu discussões e levantou questões de relevante importância no que diz respeito ao papel do profissional de Jornalismo e de Relações Publicas para o desenvolvimento de uma comunicação efetiva, que vise à promoção de políticas públicas e educacionais, bem como de ações de responsabilidade social, afim de que o exercício da cidadania seja uma conquista do coletivo. Ocorrida no período de 1º a 7 de junho, no Auditório Rio Solimões, a XVIII Semana de Estudos da Comunicação contou com a apresentação de palestras, mesas-redondas, mostras de trabalhos científicos (PIBIC e PPGCCOM), além de oficinas e mini-cursos.

No primeiro dia de evento, ocorreu a palestra do Dr. Jorge Duarte, com o tema Comunicação para a promoção da Cidadania. Durante a palestra, foi apontado o papel do comunicador e dos instrumentos de comunicação na atual realidade, onde cada vez mais se percebe a necessidade de um bom processo comunicacional para a promoção e divulgação dos movimentos sociais, campanhas educativas, dentre outros, que visam à validação de direitos iguais para todos. Outro ponto apontado pelo palestrante foi o uso das mídias socias como ferramenta de propagação da cidadania.

No segundo dia de evento, ocorreu a mostra de trabalhos científicos multidisciplinares, onde os graduandos de comunicação social da Ufam puderam expor suas pesquisas. Coordenado pela MsC. Judy Tavares, vários foram os temas abordados durante as apresentações, desde questões como a responsabilidade social no âmbito da Ufam, a exposição de trabalhos desenvolvidos durante as aulas, como foi o caso do jornal mural Expresso. O artigo “O Texto e o Contexto de Responsabilidade Socioambiental na Ufam”, apresentado pela petinana Mariana Dinelly, trouxe para discussão a realidade da universidade quanto as suas praticas de RS. O artigo procurou analisar como o texto, ou seja, o discurso, muitas das vezes não condiz com a realidade de uma determinada instituição. No caso da Ufam, que foi o objeto de estudo, a problemática está na contradição, onde o discurso socioambiental não se caracteriza como algo real, inserida nas práticas cotidianas da Ufam.

Mesas-redondas marcaram o terceiro dia de eventos. Coordenada pela MsC. Inara Regina Batista da Costa e composta pelos convidados, as Jornalistas Ana Célia Ossami e J. Rocha, a Relações Públicas do Consórcio Gasoduto Amazônia (CGA) Catherine Rodrigues e pela finalista em Relações Publicas Lauriane Franco, a mesa teve como discussão central o papel do Jornalismo e das Relações Públicas na promoção da Cidadania. Relato de experiências, alem de pontos como o papel da comunicação na sociedade, o compromisso dos comunicadores com a cidadania, e os meios de informação foram alguns dos sub temas levantados pelos participantes.

O quarto e último dia da XVIII Semana de Estudos da Comunicação apresentou os trabalhos dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam (PPGCCOM). Trabalhos sobre a Comunicação Sindical e Mídias Digitais, a utilização das mídias sociais por parlamentares dentre outros estudos, foram apresentados pelos mestrandos de comunicação. Jornalismo Cidadão: o caso Overmundo, finalizou o ciclo de discussões da semana de comunicação. Palestrada pelo Jornalista Yussef Abrahim,o caso Overmundo é destacado por ele como a nova grande descoberta na internet.

A Semana de Comunicação foi uma oportunidade para que alunos, professores e profissionais da área pudessem discutir, avaliar e propor novos objetivos para que a comunicação possa ser um instrumento que viabilize o exercício da cidadania. As palestras e mesas-redondas foram de suma importância, pois deram aos alunos a oportunidade de conhecer a realidade no mercado de trabalho, bem como a importância do papel do comunicador no desenvolvimento de práticas socialmente responsáveis.

Revisão: Larisse Neves
0 Responses